CEVA • Centro Educacional Vivendo e Aprendendo

10 ideias para você e seu filho agirem em prol do planeta

A palavra "sustentabilidade" está na moda, mas pouca gente entende seu significado e importância. O tema envolve questões ambientais, sociais, culturais, econômicas e muito mais. Quando tratamos da defesa da natureza estamos falando de uma parte apenas da questão. Mas ela não deixa de ser relevante - principalmente quando boa parte da população vive em cidades industrializadas, distante de grandes áreas verdes e animais silvestres. 

Tenha em mente que tudo no planeta é interligado. Todos nós dependemos de ambientes naturais saudáveis para sobreviver. São eles que garantem, por exemplo, água e ar de qualidade, parte dos alimentos e dos princípios ativos de muitos medicamentos, além de matérias-primas como madeira e minérios. Mas estão sendo destruídos em ritmo acelerado por conta da população humana urbana, que cresce consumindo recursos naturais de maneira predatória - impedindo a natureza de repor seus recursos e privando a atual e as futuras gerações de terem qualidade de vida. 

Para ajudar a reverter esse quadro, são necessárias mudanças em nossos estilos de vida. Todos fazem a diferença quando o assunto é cuidar do planeta. Que tal começar em casa envolvendo seu filho?

"É muito importante incluir as crianças, especialmente porque elas costumam ter mais facilidade que os pais para fazer algo novo", diz Rafaela Aparecida da Silva, educadora ambiental e doutoranda em Ecologia e Biodiversidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro. Ela enfatiza que também é importante a criança entender o porquê de determinado hábito e escolha, para realmente incorporar o aprendizado.

Confira abaixo algumas sugestões de como você pode educar seu filho para cuidar do meio ambiente:

 

1. Estimule o interesse pela natureza

2. Decida o que é relevante

3. Reflita sobre seu modo de consumir

4. Evite o desperdício

5. Separe o lixo e incentive o reúso

6. Troque, doe, conserte, alugue ou compre usado

7. Descubra de onde a comida vem

8. Ande a pé, de bicicleta ou use transporte público

9. Fique atento às sugestões do seu filho

10. Mantenha-se informado

 

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/10-ideias-voce-seu-filho-agirem-prol-planeta-857320.shtml