CEVA • Centro Educacional Vivendo e Aprendendo

Atividades para fazer em casa durante as férias

 

Pais E Filhos

Quer ideias para sair da rotina e aproveitar bastante esse tempo de descanso com os filhotes sem sair de casa? Listamos abaixo 10 sugestões muito divertidas e fáceis do que fazer com eles no quarto, na sala, no quintal, no condomínio do prédio.

1. História em quadrinhos

Os gibis fazem parte das suas lembranças de infância? Então, não seria legal passar um tempo com os seus filhos desenhando histórias em quadrinhos? Pensem nos personagens, deem nomes a eles e imaginem enredos curtinhos. Vai ser uma diversão!

2. Banho de chuva

Férias de verão combinam com chuva. E chuva combina com criança feliz! Começou a pingar? Deixe as crianças livres para brincar e correr. A sensação de liberdade é maravilhosa e você pode entrar na brincadeira também. Por que não?

3. Aplicativos, jogos online e sites educativos

Toda família sabe que é importante controlar o tempo das crianças em frente às telas do computador e dos tablets (a blogueira Paula Rizzo já comentou sobre o assunto), mas não dá para negar que elas adoram brincar com os aplicativos e jogos online disponíveis. Que tal promover breves competições entre vocês? A turminha vai adorar.

4. Festa do pijama

Chame alguns amigos da escola, familiares ou vizinhos e promova uma grande festa do pijama. Legal mesmo é quando tem sessão de cinema com pipoca e café da manhã especial no dia seguinte. Confira aqui todas as dicas para deixar a noite mais bacana.

5. Brincadeiras clássicas

Pular corda e elástico, rodar bambolê, brincar de esconde-esconde e pega-pega... Não esqueça nunca das brincadeiras clássicas infantis. Elas agradam a todas as crianças, nunca saem de moda e podem ser feitas dentro e fora de casa.

6. Guerra de bexigas

Nos dias de chuva, aproveite para recolher água com ajuda da criança. Depois, quando o sol aparecer, encha um monte de bexigas para brincar com as crianças em um dia de calor. Sim, guerra de balões é diversão certa! E, se você mora em condomínio, pode pedir autorização para brincar na quadra do prédio – assim ninguém reclama e você envolve toda a garotada.

7. Fazendo arte com argila

As brincadeiras com argila podem durar o dia inteiro. Separe um cantinho onde vocês possam se sujar bastante. A modelagem é uma delícia, a argila é fresquinha e combina com os dias quentes. Depois que a argila secar, é só pintar os objetos montados com tinta guache.

8. Cozinhando em família

Dizem que a cozinha é o melhor lugar da casa. Se você concorda, leve as crianças para lá com você. Dicas de receitas não faltam (tem um monte delas aqui)! E colocar o seu filho dentro desse processo pode até melhorar o apetite dele.

9. Piquenique

Junte os amigos da escola, do bairro ou do prédio (ou só você e o seu filho mesmo) e promova um piquenique. As crianças podem ajudar a preparar os quitutes e os convidados também colaboram levando os alimentos e bebidas que mais gostam para compartilhar com os colegas. Ah! Aproveite e leia as recomendações da blogueira Patrícia Cerqueira para piqueniques no verão.

10. Brincando de teatro

Vamos estimular a criatividade das crianças brincando de teatrinho? Pode ser com fantoches feitos com meias velhas ou com papel, por exemplo. Se as crianças quiserem virar os personagens, crie fantasias especiais ou monte-as com roupas de toda a família. Dá até para improvisar um palco no quintal. Quem resiste?