CEVA • Centro Educacional Vivendo e Aprendendo

Enem 2015: cinco passos para acabar com a ansiedade

ENEM 3

 

1. Faça logo a sua inscrição

Inscrever-se no site e receber a confirmação é uma forma de dar início “oficialmente” ao projeto.

2. Organize um plano de estudos
Faltam praticamente 5 meses, a partir de agora, até a prova. Não é pouco tempo. Considere, ao elaborar o plano, os seus principais objetivos: revisar a matéria toda? Dedicar-se aos temas em que tem mais dificuldade?

Se você tiver clareza sobre suas metas, o plano será mais adequado. Dedique-se! Quanto mais você estudar, mais se sentirá confiante.

3. Treine fazendo provas anteriores
Mas não resolva as questões separadamente. Escolha um determinado dia para cada avaliação e faça seus próprios “simulados”, como se fosse no momento da prova.

Siga toda a rotina que pretende seguir nos dias 24 e 25 de outubro (quando ocorre o Enem 2015). Acorde no mesmo horário, prepare seu lanche e os materiais que vai utilizar. No horário da prova, fique num espaço reservado, em sua casa, na escola ou numa biblioteca, e faça a prova toda, usando o mesmo tempo que o Enem prevê.

No dia seguinte, confira o gabarito e verifique os itens em que precisa melhorar. Reorganize seu plano de estudos a partir disso.

4. Leia todos os dias: jornais, revistas ou sites de atualidades
Coloque atenção especial aos artigos de opinião, que são textos dissertativo-argumentativos, como os que você terá que escrever na redação do Enem e da maioria dos outros vestibulares. 

Use as notícias e artigos como material de estudo: faça fichas sobre cada assunto do contexto de hoje, com itens como: problema em questão / argumentos sobre o tema / dados e indicadores / como outros países lidam com isso / propostas que você pode apresentar a respeito.

5. Equilibre estudo, esporte e lazer
O esporte é um aliado para acabar com a ansiedade. É a atividade física que ajuda na produção de neurotransmissores como dopamina e serotonina. Com níveis mais altos dessas substâncias, a pessoa fica mais tranquila e menos ansiosa. Mas para sentir esses efeitos positivos, é preciso que a prática seja frequente.

Escolha o que faz você se sentir melhor: malhar? Caminhar? Nadar?  Coloque essas atividades na agenda duas ou três vezes por semana. E reserve um tempo para alguma saída com amigos, para reduzir o estresse.

Se você seguir estas orientações, em pouco tempo sentirá a sua ansiedade controlada e substituída pelo sentimento de pleno domínio da situação.

E para os que estão agora no segundo ano do ensino médio, vale a dica: que tal seguir estes mesmos passos e aproveitar para fazer a prova como ensaio? Se fizer isso, o ano que vem será bem mais tranquilo. Bom trabalho a todos!

 

Fonte: http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/1.html