CEVA • Centro Educacional Vivendo e Aprendendo

Saúde e Nutrição no CEVA

Saúde

A alimentação infantil exige atenção redobrada dos pais, pois eles são os maiores responsáveis por proporcionar esses hábitos saudáveis.

Ao nascer, o principal alimento que a criança necessita é o leite materno. A partir dos seis meses de idade a amamentação já pode ser complementada com outros alimentos que vão sendo inseridos, gradativamente, na dieta. Neste período é aconselhado à mãe estimular seu filho a manter uma alimentação saudável com frutas, verduras e legumes, evitando alimentos enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas.

Hábitos alimentares errôneos nessa faixa etária podem conduzir a problemas nutricionais de curto prazo, tais como comprometimento do crescimento e do desenvolvimento na infância.

A rotina corrida dos pais é um dos motivos que contribui para a má alimentação e, consequente, o sobrepeso dos filhos, pois nessa correria cotidiana os pais oferecem alimentos industrializados mais fáceis de serem feitos e acabam transformando este ato um hábito. Para muitos pais o mais importante é saciar a fome de seu filho, sem se preocuparem se a alimentação dele está ou não comprometendo o futuro de sua saúde.

É extremamente importante que os pais deem o exemplo e, também, mantenham hábitos saudáveis. A alimentação tem um papel muito importante na saúde: dá energia, que é essencial para andar, pensar, estudar ou brincar, por exemplo; previne o surgimento de doenças, contribui para o crescimento e renovação dos tecidos – principalmente dos ossos e músculos;  ajuda a regular todos os órgãos.

Assim, para manter o organismo equilibrado e com saúde, temos que ter uma alimentação saudável.