CEVA • Centro Educacional Vivendo e Aprendendo

Lição de casa para os pais

A volta às aulas traz à tona uma das questões mais incômodas para pais de estudantes em todos os níveis de ensino: como ajudar a despertar nos filhos a curiosidade intelectual e fazê-los cultivar o apreço pelo estudo? Para tarefa tão complexa, não existe uma fórmula mágica que, aplicada à risca pela família, resultará num aluno exemplar.

 

A excelência, afinal, é produto de muitas variáveis, tais como o talento individual e os estímulos providos pela própria escola - e não apenas de um ambiente favorável ao aprendizado em casa.

 

O que já se sabe, no entanto, é que a participação dos pais é fundamental, se não decisiva, para um bom rendimento escolar. "Nenhum outro fator tem tanto impacto para o progresso de um aluno quanto a interferência adequada da família. E isso se faz sentir, positivamente, por toda a vida adulta", diz o economista Naércio Menezes, coordenador do Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e autor de um recente trabalho sobre o assunto no Brasil.

 

O conjunto de medidas que surtem resultado, uma vez adotadas com persistência em casa, chama atenção pela simplicidade. Apenas incentivar o filho a fazer a lição de casa e a ir à escola todos os dias, providenciar um lugar tranquilo onde ele possa estudar e comparecer às reuniões de pais tem o efeito de elevar as notas em torno de 15%, segundo a pesquisa do Insper. 

 

O dever da família


Confira as dez principais descobertas dos especialistas sobre quando e como os pais podem ajudar a despertar nos filhos a curiosidade intelectual e fazê-los alcançar um desempenho melhor nos estudos

Para ler, clique nos itens abaixo:

1. Ter livros em casa
2. Reservar um lugar tranquilo para os estudos
3. Zelar pelo cumprimento da lição
4. Orientar, mas jamais dar a resposta certa
5. Preservar o tempo livre
6. Comparecer à reunião de pais
7. Conversar sobre a escola
8. Monitorar o boletim
9. Procurar o colégio no começo do ano
10. Não fazer pressão na hora do vestibular
Saiba mais.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/licao-casa-pais-489351.shtml